domingo, 18 de dezembro de 2011

Ética,tem-se ou não.

Quando o assunto é ética para com as pessoas com deficiência, existem duas abordagens estabelecidas por lei: a primeira, mais antiga, baseia-se no modelo médico; a segunda é o modelo seguido atualmente e baseia-se no conceito social.
No modelo médico, as pessoas com deficiência eram vistas como incidente isolado e sem qualquer relação com questões de interesse público, relevância econômica, política ou social. No enfoque do modelo médico, a deficiência era assunto de responsabilidade somente do deficiente e com conseqüências somente para ele e sua família, deixando a sociedade isenta de qualquer compromisso. Isso dificultava, inclusive, a formação de leis sólidas, que realmente garantissem os direitos básicos, como acessibilidade, inclusão escolar, no trabalho, integração geral na sociedade e principalmente o combate a ações discriminatórias.
Já o social, modelo atual, considera as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, fruto da forma como a sociedade trata as limitações, sejam físicas, intelectuais, sensoriais ou múltiplas de cada indivíduo. A deficiência é entendida como construção coletiva e condição flexível, não necessariamente permanente. Afinal, se as barreiras de acesso são removidas, a relação de desvantagem passa a ser parcial ou, mesmo, completamente abolida.
O modelo social está relacionado, ainda, ao desenvolvimento e garantia total e irrestrita a inclusão em todos os setores da sociedade, a ética da diversidade, que tem, como ponto principal, o ser humano como um todo, com suas características individuais e privilegia ambientes heterogêneos, celebrando toda e qualquer diferença entre pessoas, onde cada um é valorizado como é, com suas experiências, contribuindo na elaboração de novos pensamentos e ações, construindo uma sociedade rica em ciclos de relacionamentos e ampliando a vivência de cada pessoa,bem como a consciência da complexidade e da simplicidade que existe em todo ser humano, independente de suas diferenças.
Do ponto de vista da ética da diversidade, a pessoa com deficiência não representa um equívoco, um deslize da natureza, que gerou seres anônimos a serem tolerados ou desrespeitados.
Diante desses modelos de ética para com as pessoas com deficiência, principalmente o primeiro, percebem-se os graves erros que marcam a história.
Existem pontos de estudos que  atribuem a ética à falta dela, às questões culturais e ou regionais. No Brasil, a falta de ética começa com  atos, como, por exemplo, a conhecida Lei de Gérson, "O importante é levar vantagem em tudo, certo?"
Quando o assunto é sobre deficiência, a falta de ética se aplica de variadas formas. Uma das mais clássicas é a frase dita, insistentemente, por quem para em vagas reservadas “ah, mas é rapidinho, nem deve ter deficiente aqui”, e talvez nem tenha mesmo, justamente por atitudes como essas. Uma paradinha rápida significa o dobro gigantesco no caminho do cadeirante, que é bem mais demorado que uma pessoa sem deficiência, pelo fato de ter que descer do carro, usando somente as mãos, sem os movimentos das pernas, o que piora no caso de quem tem uma deficiência motora, quando os movimentos que exijam força e coordenação nos braços são bem mais complicados. Com tais dificuldades, por muitas vezes, acabam desistindo e indo embora.
Em um país, onde, até um tempo atrás, como bem disse o primeiro modelo, a deficiência era considerada um equívoco da natureza, com leis afrouxadas, onde a relação com o deficiente era pautada no descaso e exclusão total, não será somente se apoiando nas novas políticas de inclusão que ela acontecerá com a plenitude a que tem direito e a que merece,pois, como todos veem, a concepção sobre o papel do deficiente e da sociedade para com ele mudou, porém somente no papel.Isto, porque a exclusão ainda é uma realidade.
A inclusão ocorrerá, quando tivermos a consciência de que, para tratar deste assunto, não é necessário ter piedade nem medo de lidar com suas dificuldades. Ou, como diz o modelo 2, simplesmente tolerá-los, e, sim, ter a ética de respeitar todos os direitos que lhe são garantidos e, mais do que isso, é saber que ética não é algo que se usa somente quando nos convém, quando achamos que devemos praticá-la, ou somente quando nos favorece interesse próprio. Ética não é somente fazer tudo certinho, é agir e pensar coletivamente, é sair do discurso e ir à ação, é ter noção de civilidade, é ter a capacidade de deixar o egocentrismo de lado e colocar-se no lugar do outro.
Não adianta termos ética no trabalho, se, ao sair de lá, não respeitarmos as pessoas como indivíduos, pois não existe meia ética. ÉTICA, OU SE TEM OU NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário